União Transportes entrega 45 carros novos para o transporte coletivo de Várzea Grande e Inter

- Bruno Lopes
A partir deste final de semana, a empresa União Transportes estará circulando com 45 modernos ônibus para atender o sistema de integração municipal (Várzea Grande) e intermunicipal (Várzea Grande- Cuiabá). A entrega simbólica dos carros foi feita na manhã desta sexta-feira, na frente da Prefeitura de Várzea Grande. Estiveram presentes o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, o diretor superintendente da União transportes, Rômulo Botelho, o presidente da União dos Presidentes de Bairros do Cristo Rei, Oscar de Oliveira e o presidente da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de VG, Marcos Oliveira.
 
Os novos ônibus irão substituir 45 dos 177 carros da União Transportes. Todos possuem design moderno que aumenta a segurança e o conforto, tanto do passageiro quanto do motorista. Para o presidente da empresa União Transporte, Rômulo Botelho, a renovação da frota é um passo muito importante para melhoria cada vez mais do serviço prestado à população. "Estamos todos muito felizes de agora ter novos ônibus para a população. Também foi importante instalar novos pontos de ônibus e agora estamos pedindo a prefeitura melhorias de acessibilidade no Terminal André Maggi", disse Marcos Oliveira.
 
Todos os 97 ônibus intermunicipais e os 80 municipais da União Transportes são adaptados para transportar pessoas com algum tipo de deficiência física.  Para Romulo Botelho, atingir a marca de 100%, representa o esforço e comprometimento em garantir que a pessoa com mobilidade reduzida possa fazer o trajeto com dignidade, ao prestarmos a todos os usuários um serviço de qualidade, segurança e conforto.
"Foi um avanço e acho que para 2016 conseguimos melhorias significativas. Temos muito ainda o que fazer e já vamos providenciar um estudo para rever todas as linhas dimensionando melhor o uso da frota. Para o ano que vem vamos dar continuidade a novas ações", disse o secretário Breno Gomes.
 
Os novos veículos possuem internet grátis e validadores que possibilitam a consulta de saldo de cartões, e também, a liberação de recargas que são realizadas através do aparelho celular, por meio dos aplicativos: Recarga Agora, Zuum e Rede Ponto Certo. A nova frota conta ainda com equipamento de biometria facial, para combater fraudes nas gratuidades, possui elevadores para cadeirantes e emite menos poluente, favorecendo a sustentabilidade e a preservação ambiental.
 
Segundo informou o diretor superintendente da União Transportes, Rômulo Botelho, o investimento total foi de R$16 milhões na compra dos carros novos e da tecnologia empregada.”Todos os carros tem sistema de acessibilidade para cadeirantes, idosos e pessoas obesas”, lembrou.Rômulo disse também que a renovação de 30% da frota de Várzea Grande é uma das maiores renovações ocorridas no país este ano. Cerca de 80 mil várzea-grandenses são transportados por dia pelos ônibus da União Transportes, nos sistemas municipal e intermunicipal.
Terminal André Maggi e Pontos de ônibus recebem melhorias
 
A empresa União Transportes assinou em março deste ano com a Prefeitura de Várzea Grande um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que prevê a reforma e instalação de 120 novos pontos de ônibus para passageiros e ainda, a reforma do Terminal de Integração André Maggi. Cerca de 80-% das obras já foram realizadas e entregues.O investimento é de R$ 300 mil reais.
Todos os bairros estão sendo atendidos com os novos abrigos que buscam proporcionar bem-estar à população. Atualmente o município conta com 170 pontos de ônibus e de acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, a intensão é expandir para 200. 

No Terminal de Integração André Maggi foram reformados os banheiros, plataformas de embarques e desembarques, como faixas de segurança e o melhoramento da acessibilidade. Também, está sendo trocado encanamento de água e esgoto e trocas nas placas de sinalizações dos itinerários. “Com isso, queremos acomodar todos os usuários do sistema com melhores condições no dia a dia”, afirmou Romulo Botelho, presidente da empresa concessionária. Cerca de 60 mil passageiros circulam por dia no Terminal André Maggi.