Prefeito inaugura a quarta linha expressa do transporte coletivo nesta quinta

- Luiz Alves
O prefeito Emanuel Pinheiro inaugura nesta quinta-feira (3) a quarta linha expressa do transporte coletivo na região do Coxipó. Desta vez, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) disponibiliza a linha Itapajé/Residencial Coxipó ao Centro de Cuiabá com uma redução de quase 30 minutos no percurso.  
 
Atualmente, o mesmo percurso é feito em uma hora e dois minutos nos horáris de pico. Serão disponibilizadas cinco viagens de ônibus entre 05h30 e 07h57. A linha expressa do transporte coletivo começou a ser implantada em abril deste ano por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e, nesse período, já transportou mais de 60 mil passageiros nos horários de pico do trânsito.
A nova linha Itapajé/Residencial Coxipó terá embarques iniciando no bairro Santa Terezinha, passando pelo Itapajé e mais três paradas na Avenida Fernando Correa da Costa (no entroncamento da saída para Santo Antônio de Leverger, garagem da Gontijo e Shopping 3 Américas) finalizando a viagem na Praça Bispo Dom José, no Centro.
 
“Vamos entregar mais uma linha expressa nesta região com grande número de pessoas que utilizam o transporte coletivo para ir ao trabalho. Como tem acontecido nas outras linhas, as pessoas terão mais tranquilidade para chegar dentro dos horários nos locais de trabalho”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.
 
De acordo com o secretário, o sistema de linhas expressas para os coletivos já foi assimilado pela população cuiabana, que há tempo reivindicava a qualidade dos serviços públicos no transportes coletivo. Ele admite que outras ações devem ser concluídas neste segundo semestre, como a construção de novos pontos de ônibus.
 
“O importante é que estamos atendendo as necessidades da população, implantando agilidade na vida de quem não pode se atrasar na rotina diária para seu trabalho. A Semob tem feito esforços para melhorar o sistema de transportes na Capital”, afirmou Antenor.
De acordo com o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Jorge Budib, a proposta é de ampliação destes serviços para um maior número de bairros distantes do centro da cidade.
 
“A experiência das linhas existentes e os testes que foram realizados apontaram que a viagem do Itapajé que atualmente é feita em uma hora e dois minutos levará 35 minutos, um importante ganho para a população da região”, afirmou Nicolau. As outras linhas expressas funcionam nos bairros Parque Cuiabá, Pedra 90 e Osmar Cabral.
 
Horários das linhas expressas com saída do bairro Santa Terezinha:
 
Primeira viagem – 05:30
Segunda viagem- 06:06
Terceira viagem- 06:41
Quarta viagem- 07:17
Quinta viagem- 07:57