Novos ônibus da Integração Transportes começam a circular em Cuiabá a partir desta quinta-feira

- Bruno Lopes
A partir desta quinta-feira, 30/06, começam a circular em Cuiabá 11 ônibus novos da empresa de transporte coletivo Integração Transportes. O lançamento aconteceu na última quarta-feira na garagem da empresa, situada no bairro Parque Geórgia e teve a presença de representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – Semob e da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá – Arsec. Também esteve presente o presidente da associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos – MTU, Ricardo Caixeta e do superintendente da Integração Transportes, Rômulo Botelho. 
 
Os 11 ônibus Zero Quilômetro estarão atendendo os usuários do transporte coletivo do Grande Coxipó, nos bairros: Grande Parque Cuiabá, Residencial Coxipó, Itapajé, Santa Terezinha, Parque Residencial e Cohab São Gonçalo. Ainda na quarta-feira, os presidentes dos bairros estiveram na empresa e receberam oficialmente os novos carros. 
 
De marca Marcopolo Torino, possuem ar condicionado, elevador para cadeirantes, WI-FI e validador com nova tecnologia que permite biometria facial. Cada carro tem capacidade para transportar 81 passageiros. Estarão integrados a frota de 81 ônibus da Integração Transportes que em Cuiabá atende em 19 linhas que fazem itinerários em 60 bairros e transportam em média 52 mil passageiros/dia. 
 
A renovação da frota de 370 ônibus de Cuiabá, existentes nas empresas: Pantanal Transportes, Integração Transportes e Norte Sul será de 60 ônibus Zero Quilômetro em 2016. Há 20 dias já circulam 36 carros da Pantanal Transportes com as mesmas inovações. O superintendente de Transporte e Energia da Arsec, Joedson Pinheiro, lembrou que as empresas estão cumprindo com o Termo de Ajustamento assinado e que os atrasos de entrega se deram em função das greves e férias coletivas das indústrias. 
 
O superintendente da Integração Transportes, Rômulo Botelho, reafirmou o compromisso com os usuários de Cuiabá “ de oferecer um serviço de melhor qualidade”. Pediu à população que preserve os carros e evitem a depredação. O investimento foi de R$3 milhões que envolve também a instalação de novos equipamentos.
 
O presidente da MTU, Ricardo Caixeta falou sobre o sistema de biometria facial que deverá funcionar em breve, para evitar fraudes nas gratuidades e cartões com desconto, como o Passe Livre. ”O objetivo não é impedir a gratuidade, não temos nada contra a gratuidade e sim o uso indevido”, disse. O uso do WI-FI só pode ser utilizado por usuários que tem cadastro junto a MTU, que são aqueles que tem o Cartão Tem Integração, gratuidades e Passe Livre. O presidente comentou que a regra atende a Lei do Marco da Internet. “É preciso da identificação do usuário e de todas as páginas que ele utilizou, é o que determina a lei”, assinala. 
 
Sobre as inovações, Ricardo lembrou que está sendo feito um investimento constante em tecnologias no sistema de bilhetagem. “Há alguns anos existiam filas para cadastro dos estudantes. Hoje tudo é feito por meio digital, de forma ágil e segura”, finalizou.  

O secretário da Semob, Thiago França esteve no lançamento dos novos ônibus da Integração Transportes e garantiu a circulação da nova frota mesmo sem o emplacamento que não ocorreu em função da greve do Detran. “É uma questão de coerência. Vamos fazer a vistoria e autorizar a circulação dos ônibus”, disse.