MTU orienta passageiros e funcionários sobre medidas de prevenção ao Covid-19; veja recomendações

onibus-cba

A Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) está orientando passageiros e funcionários a adotarem medidas para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, apesar de o estado não ter nenhum caso de pessoas infectadas pelo vírus confirmado.

Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) monitora 15 casos suspeitos no estado. As ocorrências que levantam a suspeita do Covid-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Aripuanã (4), Araputanga (1), Cuiabá (6), Nova Xavantina (1), Rondonópolis (1) e São José do Rio Claro (1).

Para tentar minimizar os riscos à saúde dos passageiros, a MTU orientou que os idosos evitem os horários de pico nos transportes públicos e que todos lavem as mãos com sabão até a metade do antebraço, esfregando também as partes internas das unhas e utilizem álcool em gel 70%.

Os passageiros também devem evitar cumprimentos que tenham contato físico, evitar colocar as mãos no rosto, proteger a boca com a parte interna do antebraço quando tossir ou espirrar em público e utilizar lenços descartáveis quando estiver com o nariz escorrendo.

Além disso, nos ônibus sem ar-condicionado, a recomendação é manter as janelas abertas para uma melhor circulação do ar.

Para os profissionais que atuam na prestação dos serviços, a associação recomenda que, nos ônibus com ar-condicionado, os funcionários utilizem o sistema no modo de ventilação aberto, de forma a trocar o ar com o exterior; e reforçar a limpeza diária interna dos ônibus, a desinfecção e limpeza de balaústres e pega-mãos.

A MTU, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está espalhando cartazes com as recomendações de prevenção contra o Coronavírus.

As empresas foram orientadas a reforçar a limpeza diária interna dos veículos, conforme orientação da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU).

Outras medidas

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) cancelou todos os eventos que estavam programados para a próxima semana. São eles: Ouvidoria Day, que aconteceria na segunda-feira (16), na Escola Superior de Contas, além de Consciência Cidadã e Gestão Eficaz, programados para os dias 19 e 20, em Sinop.

Entre as medidas tomadas no estado em razão da pandemia de coronavírus pelo mundo está a suspensão parcial das cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), para que os leitos fiquem à disposição de pacientes vítimas do coronavírus.

O Ministério Público Estadual (MPE) permitiu que membros, servidores e estagiários do órgão que retornarem de quaisquer países atingidos por contaminação do Coronavírus (SARS – CoV-2) ou que tiverem contato com pessoas que passaram por essas localidades possam exercer as atividades funcionais em regime excepcional de teletrabalho, durante 14 dias, contados da data do retorno ou do contato.

O 65º concurso Miss Mato Grosso 2020 foi adiado por conta do avanço do coronavírus no país. O anúncio foi feito pela coordenação do evento neste sábado (14). O concurso ocorreria no dia 20 de março em Cuiabá.

Universidades públicas e privadas de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, suspenderam as aulas como forma de prevenção a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em algumas instituições de ensino, a suspensão está prevista até o dia 23. Já em outras o tempo é indeterminado.

Conforme decreto do governo, nessa segunda-feira (16), as aulas da rede estadual, municipal e do ensino superior do estado devem ser canceladas a partir da próxima segunda-feira (23). Eventos com público maior de 200 pessoas também foram suspensos.

Site G1 Mato Grosso