Motoristas de ônibus participam de curso online que reforça os cuidados na prevenção a Covid-19

WhatsApp Image 2020-08-14 at 12.12.47 (1)

Trabalhadores do sistema do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, que atuam em um serviço essencial, ainda mais em tempos de pandemia, e que se arriscam para locomover outros responsáveis de manter atividades em funcionamento nas cidades, ganham reforço nos cuidados de prevenção a novo coronavírus.

Neste período em que as relações sociais estão bastante restritas em função da pandemia da COVID -19, o SEST SENAT Cuiabá em parceria com as empresas de ônibus (Expresso Caribus, Integração Transportes, Pantanal Transportes e União Transportes) têm ofertado capacitação a distância gratuitamente aos colaboradores. O curso COVID-19: Proteja os colaboradores e os passageiros aborda questões ligadas direta e indiretamente a pandemia e que acabam sendo provocadas em decorrência do isolamento social, como por exemplo o aumento do consumo de álcool; aumento do número de violência doméstica; aumento da automedicação e intoxicação inclusive por produtos de higiene e limpeza; aumento da ansiedade e depressão; dicas de primeiros socorros, bem como as medidas de proteção que as empresas de transportes Urbano estão adotando para a preservação da integridade física e saúde mental dos seus colaboradores e as práticas de higienização dos veículos para garantir aos clientes uma viagem segura.

O motorista Marcelo Henrique Freitas de Sena, da Expresso Caribus, aprovou a iniciativa do curso online, até mesmo pela interação com os colegas de outras empresas. “Apesar de já terem sido repassadas essas informações no local de trabalho, é importante muito relembrar os cuidados de prevenção”,observou.

A Rosita Magalhães, da empresa União Transportes, também achou muito válido o curso à distância, não somente no âmbito profissional como também na vida pessoal, pois em casa repassa as dicas aos familiares. “Embora seja de nosso conhecimento as formas de prevenção contra o coronavírus, a clareza e a dinâmica do professor fez toda a diferença”, disse Rosita. Ela concluiu dizendo que aprendizado nunca é demais e incentiva aos demais colegas a participarem do curso.

Para o diretor do SEST SENAT Cuiabá, Ricardo Francis de Azevedo, o curso agrega conhecimento, habilidade e atitude aos participantes. “ Essa iniciativa torna o corpo funcional do setor mais preparado para as adversidades e que devemos continuamente fortalecer esse ciclo de treinamento”, conclui Ricardo.

Mais de 30 motoristas participaram da primeira turma do curso com direito a certificado. A previsão é que quinhentos colaboradores das empresas do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande recebam a qualificação até o mês de setembro. As aulas online são realizadas em três dias consecutivos e a próxima turma acontece nos dias 18, 19 e 20 deste mês. Os interessados devem procurar o Departamento Pessoal da empresa para fazer a inscrição que é gratuita.


Assessoria de Comunicação MTU