4º Live orienta sobre as atividades físicas para melhorar a imunidade, o sono e o humor

WhatsApp Image 2020-08-12 at 18.14.55

A prática de atividades físicas se tornou importante também no período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e foi o tema da a 4ª Live promovida pela MTU/STU em parceria com o SEST SENAT Cuiabá, realizada na manhã desta sexta-feira, 21. A live teve a participação do educador físico, Ademilson Domingos de França que fez diversas explanações sobre as atividades físicas como um dos fatores para fortalecer o sistema imunológico como também a saúde mental. Participou ainda a assistente social da empresa de União Transportes, de Várzea Grande, Cláudia da Silva Reis.

Indagado sobre a prática de atividades físicas para crianças em tempo de pandemia, do educador físico, Ademilson alertou que no Brasil existem 22 milhões de crianças obesas em tratamento na saúde pública e que é preciso que os pais façam as crianças se movimentarem. “Levem os filhos para brincarem na rua e nos parques. As atividades físicas aumentam o foco de atenção e melhoram a coordenação motora. Isso precisa ser feito desde cedo”, orientou.

Atividades físicas podem ajudar a saúde mental e no combate ao coronavírus vírus. O recado foi dado para todos, lembrando que é necessário escolher uma atividade física que seja agradável à pessoa. O educador físico disse que para aqueles que gostam de exercícios mais pesados o melhor é fazer no fim do dia. Já para atividades mais leves o começo da manhã é mais indicado.

No caso dos idosos, Ademilson lembra que a partir dos 40 anos os ossos vão perdendo a estrutura, a musculatura enfraquece e a incidência de quedas é maior. “É mais indicado os exercícios funcionais, caminhadas e movimentos simples”, explicou.
Outro assunto discutido foi a qualidade do sono. Dormir pouco afeta o humor e causa irritabilidade. E nesse caso as atividades físicas ajudam bastante a melhorar o sistema imunológico. No entanto não é indicado fazer atividades físicas pesadas e nem se alimentar muito antes de dormir.

A live, que pode ser acessada no Instagram da MTU ainda orienta sobre como iniciar a prática de atividades físicas, sobre as consequências do excesso de atividades físicas, sobre como as atividades físicas podem ajudar a saúde mental e sobre os aplicativos de Atividades físicas online.

Durante a pandemia, o SEST/SENAT está disponibilizando no aplicativo da Microsoft Teams, aulas online de Pilates Solo, nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8 Horas. Nestes mesmos dias, a partir das 18 horas as aulas são de aeróbica e localizada.

 

Assessoria de Imprensa da MTU