Notícia
MTU cancela mais de 1.200 cartões de gratuidade em Cuiabá e VG
27/08/2018 - 08:30
x Auto: Arquivo AMTU / Arquivo AMTU

A MTU vem intensificando o trabalho de combate ao uso irregular dos cartões de gratuidade (Estudantil, Melhor Idade e PNE) no sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande. A biometria facial tem ajudado a identificar as fraudes, e os equipamentos estão sendo instalados em toda frota. Hoje os aparelhos estão presentes em 60% dos ônibus do sistema.

Em auditoria realizada pela MTU, somente nos quinze primeiros dias deste mês foram cancelados 1.261 cartões de gratuidade, por uso indevido, sendo 847 (Passe Livre Cuiabá), 336 ( Passe Livre Várzea Grande), 36 ( Melhor Idade) e 42 ( Portador de Necessidade Especial). Números que compravam o aumento de fraudes no sistema, se comparado a todo o mês de julho quando foram identificados 1.379 cartões utilizados de forma irregular.
O equipamento de biometria facial fotografa o passageiro assim que ele passa na catraca do ônibus. Ao todo, são tiradas seis fotografias. O sistema identifica o dono e compara as imagens tiradas no coletivo com a foto do cadastro. Caso a fraude seja constatada, o cartão é bloqueado. Uma notificação será enviada, e a partir do aviso, o passageiro terá que procurar a MTU para dar explicações e apresentar defesa. O passageiro que repassa o cartão de gratuidade para outra pessoa  está praticando crime.
 
Campanha
 
A Integração Transportes, empresa do transporte coletivo de Cuiabá, está com uma campanha em algumas  escolas estaduais  para conscientizar os estudantes sobre os prejuízos causados com a evasão no sistema de transporte coletivo da capital.
 

A  Integração Transportes alerta ainda que muitos estudantes não utilizam o Cartão Estudante na hora do embarque, e acabam pulando roleta, ou passando em dois. Lembrando que para adquirir o benefício do Passe Livre e obter o cartão é preciso preencher o formulário disponível no site da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos - MTU (www.amtu.com.br link pré-cadastro estudantil), imprimí-lo e levá-lo até a escola para pegar a assinatura e carimbo do diretor. Em seguida, o documento deve ser entregue no Departamento de Atendimento ao Estudante na Loja Central da MTU, localizada na Rua Joaquim Murtinho, no Centro de Cuiabá. O aluno já sai com o cartão pronto sem pagar nada pela primeira via. Cerca de 65 mil estudantes da Rede Pública e Particular, incluindo cursos do Ensino Superior(Cuiabá/Várzea Grande) são beneficiados com a gratuidade do Passe Livre. 

FONTE: Site Hipernotícias
AUTOR: Site Hipernotícias