Notícia
Empresa de ônibus inicia campanha nas escolas de combate a depredação e evasão
27/08/2018 - 08:02
x Auto: Arquivo AMTU / Arquivo AMTU

 A Integração Transportes, empresa do transporte coletivo de Cuiabá, está com uma campanha em algumas escolas estaduais para conscientizar os estudantes sobre os prejuízos causados com a evasão no sistema de transporte coletivo da capital.

 Em algumas linhas da empresa, tem sido observado o comportamento irregular de alguns estudantes, tais como pular a catraca e forçar a porta traseira dos ônibus para entrar sem pagar, maus hábitos que têm causado prejuízos financeiros e aumento dos custos com manutenção dos ônibus. De acordo com Ricardo Lopes, gerente da Integração Transportes, nas Linhas 615 (Altos do Parque –Centro) e 730(Recanto do Sol- via Alice Novack-Centro), estima-se que 40% dos estudantes andem nos ônibus sem o uso do Cartão Estudante.  “A empresa está tendo muitos prejuízos, com quebra de pára-brisas e janelas como também bancos quebrados e riscados, e outros atos de vandalismo”, observa Ricardo. Todo dano ao veículo acarreta no recolhimento dos carros para reparos.
 A direção da Integração Transportes alerta ainda que muitos estudantes não utilizam o Cartão Estudante na hora do embarque, e acabam pulando roleta, ou passando em dois. Lembrando que para adquirir o benefício do Passe Livre e obter o cartão é preciso preencher o formulário disponível no site da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos - MTU (www.amtu.com.br link pré-cadastro estudantil), imprimí-lo e levá-lo até a escola para pegar a assinatura e carimbo do diretor. Em seguida, o documento deve ser entregue no Departamento de Atendimento ao Estudante na Loja Central da MTU, localizada na Rua Joaquim Murtinho, no Centro de Cuiabá. O aluno já sai com o cartão pronto sem pagar nada pela primeira via.
Cerca de 65 mil estudantes (Cuiabá/Várzea Grande) são beneficiados com a gratuidade do Passe Livre. Durante a emissão do cartão, o aluno é fotografado para o banco de imagem da MTU. A foto cadastrada é comparada toda vez que o beneficiado fizer o uso do Passe Livre através do sistema de biometria instalado nos ônibus de Cuiabá e Várzea Grande. 
Uma equipe da empresa estará conscientizando os alunos sobre a preservação dos ônibus e os efeitos da evasão, e ainda, vai confeccionar cartões, com apoio da MTU Móvel, para aqueles estudantes que não possuem ou extraviaram o cartão. Uma das escolas visitadas foi a Escola Estadual Padre Firmo, no bairro Residencial Marechal Rondon, região do Coxipó, na Capital.
FONTE: Assessoria de Comunicação MTU
AUTOR: Assessoria de Comunicação MTU