Notícia
MTU intensifica cadastro de idosos de 60 a 65 anos para emissão do cartão da Melhor Idade
12/04/2018 - 10:13
x Auto: Arquivo MTU / Arquivo MTU

 A Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos - MTU está visitando Centros de Convivência de Idosos - CCI e os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS em Cuiabá e intensificando o cadastramento de idosos de 60 a 65 anos que ainda não possuem o Cartão da Melhor Idade. A entrega do cartão é feita imediatamente após o cadastro. O uso do cartão Melhor Idade é obrigatório para os idosos nesta faixa etária conforme determina a Lei Municipal n 6.261 de 14 de março deste ano.  O prazo determinado pela lei é de 120 dias para que todos possam adquirir o cartão. Assim, até dia 14 de julho, os idosos poderão usar o transporte coletivo apresentando apenas o documento de Identidade. Nesta sexta-feira, a MTU Móvel estará no CCI Maria Inês no CPA III para atender os idosos que não possuem o cartão da Melhor Idade.

Conforme a lei municipal sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e publicada no dia 14 de março deste ano, para serem beneficiárias, as pessoas devem comparecer na sede da MTU munidas de documento de Identidade com foto atualizada e comprovante de endereço no município de Cuiabá para fazer o cadastro e a emissão do Cartão da Melhor Idade, que garantirá o acesso ao transporte coletivo. A primeira via do cartão é gratuíta.O cadastro também poderá ser feito nas visitas da MTU Móvel nos CCIs e nos CRAS.
 
De posse do cartão da Melhor Idade, os beneficiários terão acesso aos ônibus pela porta dianteira, devendo passar pela catraca e ter acesso prioritário a qualquer assento dos ônibus. A lei reforça que os idosos têm garantia de auxilio, segurança e prioridade no embarque e desembarque no ônibus e que, para segurança deles o motorista só poderá dar prosseguimento a viagem após a devida acomodação de idosos nos assentos dos ônibus.
Até o dia 14 de julho os idosos poderão fazer o cadastro e a MTU tem prazo legal de 15 dias para a entrega do cartão na sede da MTU, na rua Joaquim Murtinho, centro da capital. No entanto os cartões estão sendo entregues no momento em que fazem o cadastro. Após esse prazo, os idosos só poderão utilizar gratuitamente o transporte coletivo de posse do cartão que libera a catraca do ônibus. Os beneficiários desta gratuidade devem comparecer na MTU uma vez por ano, no mês anterior ao seu aniversário para atualização das informações do cadastro.
 
O cartão da Melhor Idade é pessoal e intransferível não pode ser usado por terceiros sob pena de responsabilização civil e criminal.
 

Mais informações: 65-3313-7600

 

    

FONTE: Assessoria de imprensa
AUTOR: Assessoria de imprensa